sexta-feira, 4 de abril de 2014

“Só porque é negro e black power”, diz Taís Araújo sobre caso de ator preso injustamente



A atriz global Taís Araújo deu sua opinião sobre o caso do ator Vinícius Romão de Souza, de 26 anos, que ficou preso por engano por 16 dias, sob a acusação de roubo. Para a atriz, o fato é “apenas mais um” numa sociedade preconceituosa que acredita que “o negro sempre pode oferecer algum risco”.
O ator trabalhou com o marido de Taís, o ator Lázaro Ramos, na novela “Lado a lado” em 2012.
“O Vinícius é a prova do preconceito. De repente ela (a copeira Dalva Moreira da Costa) pode até ter o reconhecido da TV e fez uma acusação leviana. Ele deixou um trabalho, ficou preso por 16 dias injustamente só porque é negro e black power. É um absurdo”, diz indignada a atriz.
Autor de “Lado a lado”, João Ximenes Braga acompanhou a história pelo noticiário e também lamentou sobre o tal engano.
“Acompanhei a história pelo noticiário como qualquer cidadão. E é como cidadão que peço desculpas a ele por nossa sociedade estar falhando sistematicamente com os descendentes de africanos há centenas de anos. Foi um caso de racismo muito claro. O que não quer dizer que a copeira ou os policiais tenham ideologia racista, mas que nossa sociedade se acomodou num patamar de desigualdade no qual a possibilidade de um jovem negro ser assassinado é 3,7 vezes maior que a de um jovem branco”, desabafou.
Ainda na saída do presídio, Vinicius garantiu que perdoa a vítima de assalto que fez o seu reconhecimento equivocadamente.
Fonte: Acritica

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...