quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Taís Araújo diz que trocou pão por aipim na dieta


 Foto: Fernando Borges/Terra


A atriz Taís Araújo, que recentemente viveu a empreguete Penha na novela global Cheias de Charme, participou na manhã desta terça-feira (9), na capital paulista, de um bate-papo sobre as principais dificuldades da mulher brasileira para alcançar o peso adequado. Ela contou no encontro que deixou de comer pão no café da manhã e substituiu por aipim.


A atriz Taís Araújo, que recentemente viveu a empreguete Penha na novela global 'Cheias de Charme', participou na manhã desta terça-feira (9), na capital paulista, de um bate-papo sobre as principais dificuldades da mulher brasileira para alcançar o peso adequado Foto: Fernando Borges/Terra
Taís disse que o hábito de tomar café da manhã veio com a gestação. “Minha vida mudou desde que eu engravidei. O café da manhã não fazia parte da minha vida, mas procurei um nutricionista e hoje não saio de casa sem. Eu sabia que era importante para o bebê.”
A atriz contou que toma um “café da manhã nordestino”, que, no entanto, não veio sob recomendação de um nutricionista. “Meu marido é nordestino, né? Então isso entrou na minha vida há oito anos”, disse, acrescentando que não faltam na mesa o aipim cozido com ovo mexido, além de mamão e cereais.  
No evento, que contou ainda com a presença do endocrinologista Alfredo Halpern, o psicólogo Marco Tommaso e do educador físico Dudu Netto, foram apresentados os resultados de uma pesquisa encomendada pela marca de cereais matinais Nesfit, da Nestlé. O estudo, realizado com 800 mulheres de classes A, B e C, entre 18 a 45 anos, de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife, mostrou que 60% das mulheres querem perder peso e quase metade dela quer perder 10 kg ou mais.
Taís Araújo participa de debate sobre saúde no Rio de Janeiro - Ag.NewsTaís contou que tem uma alimentação saudável e isso sempre fez parte da sua educação. “Venho de uma família de mulheres obesas, tirando a minha mãe e minha irmã. Então minha mãe sempre foi muito neurótica com isso, e eu só fui descobrir que ela não comia nada depois de velha, porque ela sempre fez a gente comer de tudo, legumes, verduras, bife de fígado. Então, para mim, comer de forma saudável não é um grande sacrifício, eu gosto”, pontuou.

Peso ideal e padrão de beleza


No quesito “dietas”, o estudo mostrou que muitas mulheres ainda fazem de tudo para alcançar um biotipo padrão, sendo que copiar a dieta das amigas foi o método citado por 57,5% das que fizeram regime por conta própria. Para o psicólogo Marco Tommaso, “o padrão está fora do padrão”. “Emagrecimento é mudança de comportamento. E um comportamento só se torna um hábito se for prazeroso. Regime traz tristeza, depressão e inviabilidade”, reforçando a tese de que as dietas muito restritivas acabam falhando.

Halpern aproveitou para reforçar que “dieta não é regime”. “Dieta é tudo o que você come, e regime é aquela coisa odiosa, temporária, que não leva à nada, a não ser a uma perda de peso que você recupera depois. Não funciona”, afirmou, fazendo menção às restrições que muitas mulheres se submetem, ao invés de tentar uma reeducação alimentar mais completa.

A atriz Taís Araújo contou no encontro que deixou de comer pão no café da manhã e substituiu por aipim Foto: Fernando Borges/TerraPara Taís, comer com prazer, mas sem exageros, é o melhor caminho, e, apesar de ostentar uma boa forma invejável, disse que é  “apaixonada por batata frita”. “Se eu quiser comer, vou comer, mas tem a questão do equilíbrio. Eu não como muita fritura, é o que eu evito”, afirmou.
Exercícios físicos e exposição


Mais de metade  das mulheres afirmaram que seriam mais felizes com 5kg a menos, embora 49,4% afirmaram que não fazem nenhum esforço para atingir suas metas. Além disso, 47,9% delas consideram o estilo “gostosa” como o corpo dos sonhos. Quando o assunto é sedentarismo, as paulistas saem na frente: apenas 28,5% das mulheres disseram que praticam atividade física, sendo que a falta de tempo é a principal barreira nesse sentido. As mais assíduas são as mulheres de Porto Alegre e Rio de Janeiro, com 50% e 53,5%, respectivamente.

Taís disse que muito não gosta de exercícios, mas reconhece a importância deles. Com a falta de tempo, resolveu incluir um pouco de atividade de forma prática. “Eu moro em uma ladeira há dois anos. Eu xingava muito aquela ladeira, mas depois descobri que a usava de maneira errada. Então eu passei a subir e descer a ladeira nos últimos três meses. Agora, adoro a ladeira”, divertiu-se.
Outro dado que chama a atenção no estudo é a vergonha de se expor. Enquanto 80,3% têm vergonha de mostrar o corpo para o companheiro, 40% disseram que evitam o biquíni quando estão acima do peso. “Algumas mulheres deixam parte da vida social, deixam de aproveitar a vida, porque estão gordas. E perder a oportunidade social porque se julga gorda é um exagero”, observou Halpern.  
A atriz contou que que até agora não fez nada para recuperar a forma pós-gravidez, e que só vai voltar à rotina normal a partir do dia 22. Embora esteja satisfeita com o peso, afirmou que não se sente confortável ao ser clicada de biquíni. “Só da cintura para cima, e nunca de costas”, pontuou. 

Taís disse que o hábito de tomar café da manhã veio com a gestação e com o marido, o também ator baiano Lázaro Ramos. "Meu café da manhã é nordestino. Como aipim com ovo mexido e mamão com cereal", afirmou Foto: Fernando Borges/Terra
No evento, que contou ainda com a presença do endocrinologista Alfredo Halperm, do psicólogo Marco Tommaso e do educador físico Dudu Netto,  foram apresentados os resultados de uma pesquisa encomendada pela marca de cereais matinais Nesfit, da Nestlé. O estudo, realizado com 800 mulheres de classes A, B e C, entre 18 a 45 anos, mostrou que 60% das mulheres querem perder peso e quase metade dela quer perder 10 kg ou mais Foto: Fernando Borges/Terra
A atriz Taís Araújo participou de um bate-papo sobre as principais dificuldades da mulher brasileira para alcançar o peso adequado Foto: Fernando Borges/Terra
A atriz Taís Aráujo, convidada do evento da Nestlé Foto: Fernando Borges/Terra
A atriz fez caretas durante o encontro Foto: Fernando Borges/Terra
Taís Araújo falou sobre seus hábitos alimentares Foto: Fernando Borges/Terra
Taís Araújo participa de debate sobre saúde no Rio

Taís Araújo participa de debate sobre saúde no Rio




Fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...