domingo, 21 de outubro de 2012

''É uma besteira, não é para comemorar'', diz Tais Araújo sobre ser a primeira protagonista negra de uma novela das 21h


Taís Araújo foi a primeira atriz a viver uma protagonista negra na TV durante a novelaViver a Vida, de Manoel Carlos. Durante entrevista para o jornal Folha de SP, a atriz comentou sobre a evolução do negro na TV. "É uma conquista que vem da história do movimento negro. De atores como Ruth de Souza, Milton Gonçalves, Léa Garcia etc[...]Você ligava a TV e era uma enxurrada de pessoas que não pareciam conosco. A publicidade e a dramaturgia estão respeitando a classe C como consumidora, e o consumidor quer se ver mais", conta.

Na teledramartugia, Taís explica que é possivel perceber o maior espaço do negro, mas que poderia ser maior: "Conseguimos papéis importantes, mas existia o pudor do politicamente correto. Em 'A Favorita', o João Emanuel Carneiro rompeu com isso. Precisamos de liberdade artística".


Atriz há 17 anos, Taís comenta que já sofreu preconceito em sua carreira. "Na TV Manchete. Fiz teste para 'Tocaia Grandre', passei, mas antes de começar a gravar, o diretor me trocou de papel, porque ele [o personagem] não podia ser de uma negra. Era importante na história'. A personagem era uma baiana...", lembra a atriz.

Sobre diretores e produtores negros, Taís acredita que o número de pessoas poderá crescer cada vez mais. "Temos poucos roteiristas e diretores negros. A classe C crescendo, vai estudar. A maioria é negra, daí podem vir escritores"/. Questionada sobre ser a primeira protagonista negra na TV, ela comenta: "Quando acabou 'Viver a Vida', não queria mais ser primeira em nada. Cansei. É uma besteira, não é para comemorar. Temos de seguir em frente, trabalhar".


Aos 33 anos e com uma carreira premiada, Taís é casada com o ator Lázaro Ramos com quem tem seu primeiro filho, João Vicente, de um ano. (PV)

Fonte: Contigo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...